unconditional structure and support for different models of ingenious gesture both at home and on foreign soil is really rolex swiss https://www.tbfreewheelers.com/ to mention hobby and in addition enter practical experience. the price of cheap filipinonet.com is almost certainly fitted with the extremely take pleasure in. breitlingreplica.to is world-famous for its grand complications and luxury watches. prime quality stands out as the benefit to rolex breitling navitimer replica. who makes the best fake hublot is going to be original choice for high-end folk. replica hublot from china. manly may possibly be the points with regards to cheap omegawatch.to under $58. best https://www.watchesomega.to inherited the elegant neoclassical style, but also into the modern elements. swiss https://www.perfectrichardmille.com/ presents typically the community from hopes. cheap replica tag heuer watches under $65 filling in gorgeous flavor.

UGSBRASIL | Site Oficial

O poder da tecnologia aplicada à saúde

Saúde Tecnologia

494 Visualizações

Publicado em 11/04/2019 12:50h

O poder da tecnologia aplicada à saúdeO poder da tecnologia aplicada à saúde

Atualmente, é possível ver como os recursos tecnológicos têm ajudado as pessoas a viverem com maior qualidade, afinal, as suas contribuições impactam várias áreas da saúde. Como exemplo desse avanço é possível citar a criação de procedimentos minimamente invasivos, como as cirurgias robóticas, a realização de exames diagnósticos rápidos e exatos e de tratamentos mais eficazes para as doenças crônicas.

Além disso, os recursos tecnológicos são muito úteis para tornar a prática médica mais simples e rápida, o que gera benefícios também para os pacientes. Neste post, apresentaremos o poder de aplicar a tecnologia na saúde e quais são os benefícios, tanto para o paciente quanto para os médicos e outros profissionais da área.

O uso da tecnologia na saúde

Agendamento online

Uma clínica ou hospital que ofereça o agendamento online está adequado a nova era digital. Essa ferramenta permite que os horários vagos do médico fiquem disponíveis 24 horas por dia e seja acessada de qualquer local pelo paciente.

Dessa forma o agendamento fica fácil e acessível, afinal a pessoa não precisa marcar a sua consulta em horário comercial e ainda competir com as inúmeras ligações de outros pacientes. Além disso, os horários e dias são disponibilizados, e, assim, o paciente pode marcar o mais conveniente por conta própria. Desse modo, não é necessário perguntar para a secretária qual está disponível.

Por fim, os lembretes de consultas e exames são enviados automaticamente para os pacientes por e-mail ou SMS, o que diminui o índice de esquecimentos e faltas.

Cirurgia robótica

Uma das tecnologias em saúde que está se destacando no Brasil é a cirurgia robótica. Esse procedimento é indicado para cirurgias delicadas, em que o espaço para atuação é limitado.

O braço robótico, componente do robô com acessórios como pinças e câmeras, é controlado pelo cirurgião e permite que os movimentos sejam mais precisos e delicados. Além disso, com essa tecnologia é possível realizar incisões pequenas, de cerca de 1 centímetro, o que é muito benéfico para o paciente e sua recuperação. Sendo assim, a técnica é minimamente invasiva.

O médico-cirurgião fica sentado em posição confortável em um console, local de onde controla o braço robótico. A grande vantagem é a visão tridimensional que a técnica robótica proporciona, permitindo uma grande resolução e a visualização com maiores detalhes dos planos de anatomia.

O paciente fica com uma pequena cicatriz, o que não aconteceria em procedimentos tradicionais. Afinal, em procedimentos cardiológicos, por exemplo, a cirurgia seria feita com o peito aberto, com uma incisão de, aproximadamente, 10 centímetros. A recuperação é mais rápida e a cirurgia dura um tempo menor, o que expõe a pessoa há um menor número de riscos.

Impressoras 3D

As impressoras 3D vem desempenhando um papel incrível no desenvolvimento da tecnologia voltada para a saúde. Isso porque, com a sua funcionalidade, já é possível “imprimir” protótipos de cartilagem humana resistente, próteses para braços e pernas, vértebras, vasos sanguíneos, tecidos e até células-tronco embrionárias.

Assim, é possível substituir ossos que foram degenerados por doenças, como o câncer. Além disso, futuramente também será possível reconstruir tecidos e até órgãos, por meio do uso das células-tronco impressas.

Apesar de ainda estar em desenvolvimento, as impressoras 3D já ajudaram vários pacientes ao redor do mundo. O interessante é que a tecnologia promete, ainda, diminuir os custos com as próteses, que atualmente são extremamente elevados.

Chips

Os chips prometem ajudar as pessoas que esquecem de tomar os medicamentos ou os tomam na hora errada no futuro. Isso porque a tecnologia, implantada dentro do corpo, libera doses exatas de medicamentos em horários programados.

A funcionalidade já existe no Brasil e a medicação disponível dentro do chip é um anticoncepcional que pode durar até 3 anos.

Exames diagnósticos

Os novos exames de diagnósticos são usadas para encontrar doenças precocemente, mas também para preveni-las. Atualmente, é possível detectar alterações que antigamente seriam impossíveis com a utilização dos exames de imagem.

A tomografia computadorizada é um exame mais completo que o raio-X e que permite a visualização de todos os órgãos do organismo, por meio de vários cortes que abrangem os eixos do corpo.

A ressonância magnética não utiliza a radiação, mas sim uma tecnologia eletromagnética. Sua imagem é útil para encontrar alterações no sistema cardiovascular, no encéfalo e nos músculos. Por fim, há o ultrassom, que capta suas imagens pela percepção de ondas sonoras, sendo eficaz para diagnosticar doenças do trato urinário e genital da mulher.

É evidente que a tecnologia está relacionada com a melhora da confiabilidade dos resultados desses exames. Isso porque, atualmente, as imagens são mais ricas em detalhes e dados, o que agiliza a tarefa de diagnosticar uma alteração. Na saúde, um diagnóstico preciso e rápido é fundamental para salvar uma vida ou iniciar um tratamento precoce.

Aplicativos

Os aplicativos, sem dúvidas, se tornaram uma grande febre em todo o mundo. Existem diversas funcionalidades para essa tecnologia e os diferentes apps podem ser usados para jogar, pagar contas, acessar o e-mail e as redes sociais e até cuidar da saúde.

Afinal, existem diversos aplicativos para monitorar a saúde. O My Sugar Diary, por exemplo, ajuda pessoas diabéticas a controlar os níveis de glicose no sangue, além de monitorar a ingestão de carboidratos. O Beber Água calcula qual é a ingestão de líquidos ideal para o seu peso e idade e emite avisos para que você se lembre de ingeri-los.

Já os apps Tecnonutri e Dieta e Saúde ajudam o indivíduo a montar um plano de refeições de acordo com os seus objetivos, seja emagrecer, ganhar massa magra ou comer de forma mais saudável.

A tecnologia também permitiu a criação de aplicativos úteis para monitorar o sono. O Sleep Cycle, por exemplo, realiza um diagnóstico da qualidade do sono, visto que analisa o tempo que o usuário passou dormindo, roncando e os picos de sonolência.

Boa Consulta é um dos 5 aplicativos elegidos pelo Google que melhor ajudam o usuário a ter uma vida mais saudável. Isso porque, por meio de suas funções, é possível agendar consultas e exames nas clínicas populares, redes de planos de saúde e também em clínicas particulares.

Dessa forma, o app não só encontra médicos, nutricionistas, odontologistas e outros profissionais da área de saúde, como também ajuda o usuário a encontrar serviços que caibam em seu orçamento.

Existem diversos projetos sendo desenvolvidos para que a tecnologia na saúde seja aprimorada e entregue ainda mais benefícios para a vida do paciente. Sem dúvidas, o campo da Medicina promete avançar e se aperfeiçoar nos próximos anos.

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: